terça-feira, 27 de abril de 2010

Nós não vamos pagar nada, é tudo free!

E lá ao fundo, o saudosista sempre entoa: "Ah mas a leitura na tela do computador não é como aquela no bom e velho papel!". Poisé, não é. Mesmo assim, os moderninhos vem ecoando mais alto: ler agora é digital e for free. Isso mesmo, livros para download grátis vem se tornando de fácil acesso, quase como aquela história de injeção na testa, sabe? Ok, sem tanto exagero, mas isso é só um comentário para ilustrar a facilidade de acesso atual, que um acervo muito grande de obras literárias vem tendo em diversos sítios web. De obras clássicas até textos bastante atuais, muitos materiais vem sendo digitalizados e disponibilizados na rede, nesta onda do download. É fato que o ato de ler  em telas digitais implica alterações no ato de ler, mas o conforto de ter sempre acesso a bibliotecas inteiras, e o melhor, de forma gratuita (sem risco de multa e preocupação com renovação), tem incentivado e muito a leitura  na rede ou via download.

Abaixo, selecionamos alguns sites para você baixar livros eletrônicos gratuitamente e experimentar dar aquela atualizada na leitura, que há tempos tem sido uma promessa:

Portal Domínio Público - Traz versões eletrônicas de títulos que já caíram em domínio público e são gratuitas, como a obra completa de Machado de Assis, e outros, como “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, e livros de William Shakespeare traduzidos para o português.
eBookCult - Essa biblioteca digital tem versões gratuitas de livros como “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Mello Neto, “As Aventuras de Sherlock Holmes”, de sir Arthur Conan Doyle, e “Brida”, de Paulo Coelho.
Littérature à emporter - Site que oferece livros eletrônicos gratuitos em francês. Tem clássicos como “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes, “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, e obras de Charles Dickens
Google Books - Graças a um acordo com várias editoras norte-americanas, o Google consegue exibir na web milhares de livros, na íntegra, nos computadores. É possível fazer buscas no conteúdo dos títulos, mas o internauta não pode imprimir as páginas para ler longe do PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário